Os cabelos tem importantes funções de proteção mecânica e térmica. Além destas funções mais objetivas, também tem uma importância no universo subjetivo. Os cabelos cumprem uma função estética, que influencia muito a vida das pessoas, no âmbito individual por meio do desenvolvimento da própria auto-imagem e no âmbito social e cultural na construção da imagem em relação ao grupo.
É muito importante ampliarmos nossa visão a respeito dos cuidados com o cabelo das meninas. Esse é um tema profundo que envolve assuntos delicados da vida e merece nossa atenção.

Meninas, cabelo, beleza, identidade

Cabelos longos, curtos, lisos, ondulados, enroladinhos, crespos, cabelos finos e delicados e com fios grossos e fortes.
Nosso corpo e consequente nosso cabelo, assim como cada tipo de planta é adequado a um tipo de clima.
Primordialmente – existiram características específicas de cabelos, originais de nacionalidades diferentes. Com o passar do tempo, por diversos motivos ao longo da história da humanidade, pessoas de etnias diversas se deslocaram de seus países de origem, miscigenando povos e também suas características. O perfil do povo brasileiro é o maior exemplo da variedade e miscigenação étnica.

Infelizmente, durante muito tempo, a humanidade viveu completamente cega ao valor e beleza dessa variedade e o cabelo como característica racial, durante muito tempo se tornou motivo de preconceito e discriminação. Desta forma, as características do cabelo podem tanto agregar valor e beleza às características e imagem social das meninas, quanto se tornar um sofrimento para as as pequenas desde muito cedo, prejudicando o desenvolvimento de um sentimento de si e auto-imagem positivos, distorcendo seu senso de feminilidade e beleza.

A longo prazo, essas meninas poderão se tornar mulheres inseguras com dificuldades diversas de auto-afirmação: na vida familiar, nos relacionamentos afetivos, profissionais e sociais. Por isso é muito importante que você zele com muito amor, carinho, sabedoria e dedicação do cabelo de sua menina.

Pretendemos te inspirar a criar intimidade com o hábito de cuidar dos cabelos das meninas, se dedicando a conhecer e apreciar as características de cada tipo de cabelo, aprimorando o zelo e o primor nos cuidados.
O cuidado amoroso pode revelar uma novo olhar para o cabelo das meninas, extraindo dele o máximo de saúde e consequentemente beleza, satisfação e alegria.

A beleza dos cabelos lisos

cabelos-lisos

Os cabelos lisos aquecem e protegem do frio, ao mesmo tempo em que aquecem muito em dias quentes.
É um cabelo belo por si só e possibilita uma infinidade de modelos de corte e penteados. Os cabelos lisos costumam embaraçar com mais facilidade. Para desembaraçá-los, a melhor alternativa é usar um pente de dentes largos, feito de material natural como a madeira, iniciando o processo sempre das pontas para a raiz.

Esta é uma tarefa a ser feita com tempo e delicadeza, para evitar puxar, quebrar o cabelo e também provocar dor no couro cabeludo. Aproveite o momento de desembaraçar os cabelos para ter um momento de afeto com sua menina. Assim ela vai associar o momento de cuidar dos cabelos com um momento de prazer.

Para adornar os cabelos lisos, que são mais difíceis de permanecer presos, use fivelas, elásticos e tiaras forradas.
Confira com sua menina como ela se sente, se o penteado está confortável para ela. Acessórios desconfortáveis podem ferir o couro cabeludo, tiaras apertadas podem prender a circulação e causar dores de cabeça.

A beleza dos cabelos ondulados e enrolados

Os cabelos ondulados e enrolados encantam por suas ondas e movimento. São geralmente volumosos e graciosos.
O volume dos cabelos ondulados pode ser aproveitado para penteados e belos adornos. É um cabelo que sustenta penteados e especialmente as tranças, por longos períodos.

Para que a beleza do movimento e do volume dos cabelos ondulados possam permanecer belos, evite usar pentes, principalmente no cabelo seco. Procure desembaraçar os fios delicadamente com as mãos durante o banho.
Os cabelos ondulados costumam secar lentamente. Procure lavar os cabelos nos momentos mais quentes do dia, caso seja necessária a utilização de secador de cabelo, use o difusor para auxiliar na manutenção dos cachos.

A beleza dos cabelos crespos

cabelos-crespos

Os crespos são os cabelos do tipo mais delicado, com um manuseio que requer mais suavidade. São cabelos cuja capacidade de plasticidade permitem dos penteados mais detalhados e primorosos aos mais exuberantes, que geralmente duram bastante tempo.

Espiralados desde a raiz, a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo fica menos acentuada, por isso os cabelos crespos tendem a ser mais opacos e ressecar com maior facilidade, sendo assim também necessitam de mais procedimentos de hidratação que cabelos lisos ou ondulados.

Como os cabelos encaracolados, para não interferir na formação e movimento espiralado dos cachos, o ideal é não usar pente para pentear o cabelo. Estes cabelos necessitam de carinho e modelagem das mãos durante após a lavagem e se puderem ser lavados em dias quentes em que se pode aproveitar o calor do sol, muito melhor. Para dias chuvosos e frios, o secador pode ser usado com o suporte difusor. O volume acentuado é também uma característica dos cabelos crespos. Escolha um corte e penteados que favoreçam e aproveitem o volume para que sua menina se sinta linda.

Como lavar o cabelo das meninas

Dicas importantes para a lavagem do cabelo das meninas:

• Temperatura da água: evite usar água muito quente para lavar o cabelo das meninas pois ela remove a cutícula, camada protetora dos fios.

• Horário para lavar o cabelo das meninas: o melhor momento para lavar o cabelo é no período mais quente do dia, assim pode ser possível evitar o uso do secador e também evitar que a menina durma com o cabelo molhado, hábito que além de enfraquecer os fios pode prejudicar a saúde da criança, pois ela poderá pegar um resfriado. E ainda pode deixar fungos no travesseiro por conta da umidade.

• Divida o cabelo em quatro partes: com as pontas dos dedos, divida o cabelo com uma linha horizontal e uma linha vertical que se cruzam ao meio, isso vai facilitar a distribuição do shampoo na hora da lavagem.

• Como usar o shampoo: faça uma conchinha com a mão para receber o shampoo. Use uma quantidade semelhante ao tamanho de uma moeda de 25 centavos. Umedeça os cabelos. Aproveite as linhas de divisão do cabelo e coloque um pouco de shampoo na parte da frente, um pouco na parte de trás, um pouco ao lado esquerdo e um pouco ao lado direito. Espalhe o shampoo à partir destes pontos com as pontas dos dedos, massageando o couro cabeludo. Não é necessário passar o shampoo na extensão do cabelo. Se o cabelo estiver muito sujo, o mais apropriado é realizar a lavagem em etapas.

• Como usar o condicionador: o condicionador fecha as cutículas dos fios e resgata a maciez do cabelo. Utilize uma medida semelhante à medida do shampoo, aproximadamente o tamanho de uma moeda de 25 centavos, caso não seja suficiente, a você pode acrescentar condicionador até o ponto em que ele cobre os fios sem escorrer. O condicionador, diferente do shampoo deve ser aplicado apenas na extensão do cabelo com uma massagem suave e deve permanecer no cabelo durante o tempo indicado na embalagem do produto.

• Como secar o cabelo com a toalha: após enxaguar, retire o excesso de água dos cabelos com as mãos e use a toalha de forma delicada, apalpando, amassando os cabelos com a toalha. Evite esfregar, pois esta atitude prejudica e enfraquece os fios.

• Como usar o creme de pentear: o creme de pentear pode ser utilizado como o condicionador, apenas na extensão do cabelo e na mesma quantidade. Porém ao invés de massagear os cabelos, o ideal é espalhar o creme entre as mãos e com as mãos untadas ir apertando os cabelos por todo o comprimento.

Comments

comments