A que se deve o mau hálito nas crianças?

Com dicas da Dra. Priscila Dallagnol – cirurgiã dentista.

Mamães e papais, o mau hálito infantil é sempre um indicador de que algo não vai bem. Pode estar relacionado com alguma doença ou problema dental, no sistema respiratório ou no estômago, de causa variada (cáries, higiene bucal inadequada, sinusite, rinite e refluxo gastro-esofágico),por isso, é importante lembrar que o mau hálito sempre ocorre devido à presença de bactérias e por este motivo deve ser tratado. Mamães, lembrem-se,o mau hálito pode atrapalhar o relacionamento da criança com o grupo, uma vez que é desagradável conversar com alguém e sentir o odor da boca. Como dificilmente a causa do mau hálito é gástrica em quase 90% dos casos a origem é bucal o primeiro passo é procurar um dentista. A dica da Boni Brasil e da Dra. Priscila é que os pais devem estimular a higiene oral desde a fase em que a criança não tem dentes e quando o primeiro dentinho nascer, já é momento de usar a escova. Na fase que vai até os cinco anos, a criança tende a imitar os pais. Por isso a importância dos pais escovarem os dentes na frente das crianças, é uma forma de estimular esse hábito.

Observe isso a seguir no seu filho:

  • Boca seca: se seu filho respira pela boca — por causa de um nariz entupido, por exemplo –, as bactérias na região tendem a crescer mais livremente.
  • Corpo estranho: uma ervilha, feijão, pequeno brinquedo ou qualquer outro objeto estranho que seu filho tenha colocado no nariz pode causar mau hálito. Isso é especialmente comum entre crianças pequenas, que adoram colocar coisas onde não devem!
  • Chupar dedo ou chupeta: tanto o dedo quanto a chupeta podem ficar mau cheiro, que passa para a boca, por causa da exposição contínua a saliva e bactérias bucais. Chupetas também podem acumular resíduos alimentares.
  • Doença ou alergia: às vezes sinusite, amigdalite ou até alguma reação alérgica podem levar ao problema. Crianças com refluxo também tendem a ter um hálito. Se esse for o caso, a criança provavelmente terá outros sintomas, como desconforto depois de comer.

O que fazer para combater o mau hálito?

Na maioria dos casos, uma boa higiene oral resolve. Tente escovar os dentes do seu filho ao menos duas vezes por dia e antes de dormir, por, no mínimo, dois minutos de cada vez. Não esqueça de escovar a língua com cuidado, e utilize só um pouquinho de pasta de dente com flúor, conforme indicação na embalagem do produto. Além dos pais darem o exemplo, é preciso lembrar que a primeira visita ao dentista deve acontecer quando o bebê completar seis meses, período que os dentes começam a nascer.

Comments

comments